top of page

Você sabe as diferenças entre Jovem Aprendiz e Estágio?

O programa Jovem Aprendiz e o Estágio são duas formas diferentes de oportunizar aos jovens o ingresso no mercado de trabalho. Você sabe quais são as diferenças entre eles? Confira!

Diferenças entre Jovem Aprendiz e Estágio

Objetivo:


- Jovem Aprendiz: O programa Jovem Aprendiz tem como objetivo principal proporcionar aos jovens uma formação profissional combinada com a experiência de trabalho.


- Estágio: O estágio é uma experiência de trabalho voltada para o desenvolvimento profissional e acadêmico. O estudante coloca em prática o conhecimento adquirido no seu curso.

Elegibilidade:


- Jovem Aprendiz: É destinado a jovens de 14 a 24 anos (para pessoas com deficiência, não há limite de idade), que estejam cursando o ensino fundamental/ médio ou tenham concluído o ensino médio.


- Estágio: O jovem deve ter no mínimo 16 anos (não há limite máximo idade) e estar cursando o ensino médio, superior, profissionalizante, educação especial ou anos finais de EJA.


Duração:


- Jovem Aprendiz: O programa de Jovem Aprendiz tem uma duração determinada em contrato, que pode variar de alguns meses a até dois anos.


- Estágio: A duração do estágio pode variar significativamente, sendo geralmente definida pelo acordo entre o estagiário e a empresa.


Direitos Trabalhistas:


- Jovem Aprendiz: Os jovens aprendizes têm direito a carteira assinada e ao salário- mínimo/hora, além dos demais direitos trabalhistas.


- Estágio: O estágio não possui vínculo empregatício. No estágio obrigatório, o estudante tem direito à remuneração das férias e recebe uma bolsa-auxílio, que pode variar de acordo com cada empresa.


Foco:


- Jovem Aprendiz: O foco do programa de Jovem Aprendiz está na aprendizagem prática e na aquisição de habilidades específicas relacionadas ao trabalho.


- Estágio: O estágio tem um foco mais amplo e visa proporcionar aos estudantes uma visão geral das atividades da empresa e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na educação formal.

Ambos os programas podem ser valiosos para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho e ganhar experiência profissional. Para as empresas, os programas são uma oportunidade de promover um ambiente de trabalho inovador, incorporar novos talentos e demonstrar responsabilidade social! Entre em contato e saiba mais sobre os nossos programas de jovem aprendiz e estágio e os benefícios para sua empresa!

bottom of page