top of page

Juventude, educação e trabalho na Era Digital: Como podemos fazer a diferença?

por Vandré Brilhante, diretor-presidente do CIEDS


A Era Digital não é mais uma visão do futuro, é o presente. Com ela, surgem novas oportunidades e desafios para a juventude. Se você quer saber como ajudar os jovens a prosperarem nesta nova era, aponto alguns caminhos neste artigo.


Desafios da juventude na Era Digital


Atualmente, muitos jovens enfrentam problemas como formação de identidade, comunicação interpessoal e adaptação às mudanças no mercado de trabalho e na educação. 


Segundo dados da pesquisa Global Employment Trends for Youth 2024, 13% dos jovens estão desempregados e 20% não trabalham, estudam ou treinam. E essa desigualdade é muito maior e mais relevante quando comparamos países ricos e pobres.


Como apoiar a juventude na Era Digital?


Para garantir que os jovens se beneficiem das oportunidades da Era Digital e desenvolvam habilidades essenciais, algo que está presente na metodologia do Coletivo Aprendiz, é fundamental:


  • Atualizar políticas públicas: Garantir que as leis, como a da Aprendizagem, sejam atualizadas para refletirem as novas demandas corporativas e as necessidades contemporâneas da juventude. Implementar programas adaptados às novas tecnologias, alinhados às tendências e inovações.

  • Investir em infraestrutura: Aprimorar as instalações das redes públicas de ensino com equipamentos modernos e internet de qualidade, para facilitar a inclusão e o acesso digital.

  • Combater a exclusão digital: Além do ponto acima, promover a inclusão digital também passa pela criação de iniciativas voltadas para a capacitação e para expandir o acesso a dispositivos tecnológicos e à internet em territórios que ainda enfrentam dificuldades de conectividade.

  • Fomentar parcerias: A colaboração entre governos, escolas e empresas é vital para preparar os jovens para o futuro. Esse tipo de parceria pode resultar em, por exemplo, programas de estágio, treinamentos e oportunidades de emprego que combinem o processo de formação acadêmica com as exigências e necessidades do mercado de trabalho.

  • Incentivar a permanência estudantil: Investir em iniciativas que ofereçam suporte contínuo e condições para que o jovem não se veja obrigado a abandonar os estudos para garantir seu sustento. Isso vai desde programas de bolsas de estudos a oportunidades de Jovem Aprendiz, passando por ementas curriculares que mantenham o engajamento dos jovens.

  • Oferecer acompanhamento pedagógico: O suporte educacional contínuo é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional dos jovens, e é formado por uma equipe de tutores qualificados, programas de reforço e sistemas de apoio que ajudem e orientem os alunos, para que eles possam superar dificuldades acadêmicas e desenvolver habilidades.



Participe e faça a diferença


No CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, trabalhamos por um futuro mais próspero para todas as pessoas e por transformar a vida dos jovens através da educação e do trabalho. 


O Coletivo Aprendiz, nossa solução social, já recebeu mais de 6.600 jovens em seu programa, gerou R$32 milhões em renda e criou mais de 4.000 empregos, beneficiando 19.800 pessoas indiretamente. 


Você também pode ajudar a fazer a diferença. Entre em contato conosco e saiba como.

Comentarios


bottom of page