
Há quem diga que falar bem é um dom e, de fato, existem pessoas que já têm uma habilidade maior nesse quesito. Algumas pessoas são mais desenvoltas, enquanto outras um tanto mais retraídas.
Mas essa história sobre dom é puro mito. Qualquer pessoa pode aprender a se expressar em público de maneira eloquente e inspiradora.
Como? Fazendo treino e uso constante de algumas técnicas de oratória.
Segundo o dicionário, oratória é a arte e prática de falar em público. Ou seja: é um conjunto de técnicas que auxiliam a composição e declamação de discursos envolventes.
A oratória também se enquadra como um dos segmentos de expressão da retórica, que é um campo da fala que emprega a linguagem para persuadir ou transmitir uma mensagem de forma convincente.
Esse tipo de linguagem geralmente é mais usado na literatura, publicidade e na arte, como pinturas e música.
A oratória, por sua vez, se refere à aplicação retórica nas apresentações, palestras e falas que querem transmitir uma mensagem, argumentar ou apenas distrair o público.
Basicamente, a oratória serve de suporte ou base para aqueles que desejam falar bem em público.
Sem o uso dela, conteúdos relevantes podem acabar se tornando monótonos, fazendo com que o ouvinte não se sinta estimulado.
Um modo de desenvolver a oratória é a partir da leitura, assistência de palestras e por meio de cursos.
Todo esse conhecimento vai facilitar a aplicabilidade de diferentes estratégias que irão melhorar a sua capacidade de comunicação.
Treinar é a palavra-chave para se ter uma boa oratória. Através do treino, você conseguirá ter uma perspectiva prática da forma como está se expressando.
Se você é uma pessoa mais tímida ou sem experiência com palco, o treino pode ser feito diante de um espelho. Assim, você terá a visão do seu futuro público e poderá perceber em quais aspectos o seu discurso pode melhorar.
O medo é um mecanismo de proteção. Ele surge em nós quando estamos diante de situações que podem ser consideradas perigosas, quer sejam situações reais ou imaginárias.
A melhor forma de driblar esse medo é estando preparado. Um bom orador prepara a sua apresentação com antecedência.
Isso é muito eficiente porque elimina a ansiedade e contorna o medo que pode vir a surgir quando você encara um público para uma apresentação.
Lembre-se de não se cobrar demais. Concentre-se no seu conteúdo e use ferramentas que te darão suporte e preparo para a sua apresentação, como fichas onde você poderá fazer pequenas notas para se guiar durante a sua fala.
Saber o que é oratória e se preparar para um bom discurso é muito eficiente, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar ainda mais:
Faça anotações e tenha o seu discurso estruturado para que você consiga transmitir a mensagem sem ruídos.
Ah... Não é para escrever um "textão" e ler. A ideia aqui é ter guias para orientar as suas falas de forma lógica.
Use palavras-chave, figuras e o que for mais adequado para que você consiga manter uma linha de raciocínio e atrair a atenção da sua platéia.
Tente conhecer o universo da sua audiência e crie a sua mensagem de acordo com ele.
Se você tem uma plateia mais técnica, vale usar termos técnicos sobre o assunto o qual você está falando. Mas, se as pessoas são leigas no assunto, adapte a sua mensagem para uma linguagem que eles irão compreender.
Expresse as suas ideias de forma objetiva e clara, afinal, o público é composto por pessoas diferentes e com níveis de conhecimento diferentes também, que precisam ser "cativadas".
Dê um tempo sempre que possível. Se você estiver abordando um tópico polêmico, por exemplo, é importante que realize pausas breves.
Essas pequenas pausas servem para que o seu público assimile o conteúdo que você está falando.
Quem não gosta de ouvir uma boa história? Usar uma narrativa envolvente é um bom aspecto da oratória. Use exemplos próprios ou de personalidades para inspirar a sua plateia.
A mensagem do seu discurso é o elemento central da sua apresentação, mas para que ela chegue até o público de maneira coerente, seus movimentos enquanto fala, sua expressão facial e seu tom de voz, precisam estar alinhados para transmitir a mesma ideia.
Se não fizer dessa forma, sua plateia pode ter a impressão de que você não compreende o tema que está abordando.
Não importa qual é a sua área de atuação. A oratória pode ser aplicada de diversas formas no seu cotidiano, quer seja na vida pessoal, como, principalmente, na profissional.
Recentemente fizemos uma live em nosso Facebook com a fonoaudióloga Ana Luísa Perrote, que também é professora de oratória no Clube da Fala.
Ana conversou com a gente sobre oratória e comunicação verbal e não-verbal.
Quer conferir? Clique aqui.
Para saber mais algumas dicas sobre oratória, siga as suas redes: @ana.perrote e @clubedafala